segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Luis Inácio: Único Presidente protegido por Dois Poderes!


Sancionado por José Alencar, presidente da República em exercício, do projeto de lei que criou a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), o governo Lula atingiu dia 5/11/2009, a marca de 12 universidades criadas - um recorde histórico na historia do Pais, ultrapassando JK que construiu 10.
Tambem Lula recebeu o Premio Chatham House Prize 2009 e recebeu em Paris, o prêmio Félix Houphouët-Boigny concedido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura). Entretanto, parece que por mais que faça ou tente fazer,uma parte da elite teima em querer desmerecê-lo: Por quê será que Lula incomoda tanto? A última (da semana), pertence ao cantor Caetano. Eu penso que qualquer uma pessoa tem o direito de emitir opiniões - desde que seja pautada em fatos reais e não em xingamentos e humilhações. O fato de Lula não ter feito faculdade em nada desmerece tudo o que ele faz ou possa fazer: Quantos brasileiros nobres nós temos que sequer sabem escrever o nome,ainda? Os homens,mulheres e crianças dos sertões, das roças, que plantam, colhem, para que possamos colocar comida na mesa, é menos importante que qualquer outro que tenha alguma formação ?
Que infeliz discurso fez o Caetano! Quantas pessoas Lula colocou nas faculdades, pessoas que não tinham condições de pagar uma Academia, de fazer cursinhos - para que aprendessem a LER?
Enquanto voce querido Caê estava em Londres, ele estava aqui sendo torturado pelo DOPS e perdendo os dedos TRABALHANDO com pesadas máquinas! E ninguém fez comparações com Simonal que pagou o pato com o infeliz sucesso. É muito fácil falar sobre pobreza tomando champagne importada...Quando o povo diz que sente fome, Lula sabe do que exatamente ele está falando: Pergunte ao povo o que ele pensa, mas com todo o respeito, não sei se dirá que está interessado - em quem voce irá votar.
Tomei a liberdade de transcrever um pequeno trecho do Blog do Emir,
Tem gente que não sabe mas, GENTE HUMILDE - Chico Buarque

Tem certos dias
Em que eu penso em minha gente
E sinto assim
Todo o meu peito se apertar
Porque parece
Que acontece de repente
Como um desejo de eu viver
Sem me notar
Igual a tudo
Quando eu passo no subúrbio
Eu muito bem
Vindo de trem de algum lugar
E aí me dá
Como uma inveja dessa gente
Que vai em frente
Sem nem ter com quem contar....




...É o ódio de classe a tudo o que é popular, a tudo o que é nacional, a tudo o que cheira povo, mobilizações populares, sindicatos, movimentos populares, direitos sociais, distribuição de renda, nação, nacional, soberania. FHC se faz herdeiro do que há de mais retrógado na direita latinoamericana da UDN de Lacerda, passando pelos gorilas do golpe argentino de 1955, pelos golpistas brasileiros de 1964, pelo anti-peronismo e o anti-getulismo, que agora desemboca no anti-lulismo. Ao chamar Lula de neo-peronista, quer usar a o termo como um palavrão, como acontece no vocabulário gorila, mas veste definitivamente a roupa da oligarquia latinoamericana, decrépita, odiosa, antinacional, antipopular. Um fim político coerente com seu governo e com seus amigos aliados.

CHICO BUARQUE DE HOLANDA

O preconceito de classe contra o Lula continua existindo - e em graus até mais elevados. A maneira como ele é insultado, eu nunca vi igual. Acaba inclusive sendo contraproducente para quem agride, porque o sujeito mais humilde ouve e pensa: 'Que história é essa de burro!? De ignorante!? De imbecil!?'. Não me lembro de ninguém falar coisas assim antes, nem com o Collor. Vagabundo! Ladrão! Assassino! - até assassino eu já ouvi. Fizeram o diabo para impedir que o Lula fosse presidente. Inventaram plebiscito, mudaram a duração do mandato, criaram a reeleição. Finalmente, como se fosse uma concessão, deixaram Lula assumir. 'Agora sai já daí, vagabundo!'. É como se estivessem despachando um empregado a quem se permitiu o luxo de ocupar a Casa Grande. 'Agora volta pra senzala! '. Eu não gostaria que fosse assim. Eu voto no Lula! A economia não vai mudar se o presidente for um tucano. A coisa está tão atada que honestamente não vejo muita diferença entre um próximo governo Lula e um governo da oposição. Mas o país deu um passo importante elegendo Lula. Considero deseducativo o discurso em voga: 'Tão cedo esses caras não voltam, eles não sabem fazer, não são preparados, não são poliglotas'. Acho tudo isso muito
grave. Hoje eu voto no Lula. Vou votar no Alckmin? Não vou. Acredito que, apesar de a economia estar atada como está, ainda há uma margem para investir no social que o Lula tem mais condições de atender. Vai ficar devendo, claro. Já está devendo. Precisa ser cobrado. Ele dizia isso: 'Quero ser cobrado, vocês precisam me cobrar, não quero ficar lá cercado de puxa-sacos'. Ouvi isso dele na última vez que o vi, antes dele tomar posse, num encontro aqui no Rio.


Por Altamiro Borges



**** a nota foi sobre o prêmio Félix Houphouët-Boigny recebido por Lula, foi posta nesse endereço:
http://www.ubuntu-sp.org/2009/premio-de-lula-orgulha-o-pais-mas-imprensa-esconde/


- VAI FALTAR BANQUINHO!...

Um comentário:

Anônimo disse...

com certeza e regado a muita cerveja! hsuahsuahsua
Dá-lhe meu barbudo queriduuuuuuuuu