domingo, 20 de dezembro de 2009

Alberto Guerreiro Ramos

Nasceu em Santo Amaro da Purificação,em 13 de setembro de 1915 - Los Angeles, 6 de abril de 1982. foi sociólogo e político brasileiro. Figura de grande relevo da ciência social no Brasil. Em 1956, Pitirim Sorokin, analisando a situação da sociologia na segunda metade do século XX, o incluiu entre os autores que contribuíram para o progresso da disciplina.
Guerreiro Ramos foi deputado federal pelo Rio de Janeiro e membro da delegação do Brasil junto à ONU. Autor de dez livros e de numerosos artigos, muitos dos quais têm sido publicados em inglês, francês, espanhol e japonês.
Diplomado em Ciências pela antiga Faculdade Nacional de Filosofia - Rio de Janeiro, no então Distrito Federal, bacharelando-se um ano depois pela Faculdade de Direito, na mesma cidade.
Professor visitante da Universidade Federal de Santa Catarina,
Professor da Escola Brasileira de Administração Pública (EBAP) da FGV e dos cursos de sociologia e problemas econômicos e sociais do Brasil promovidos pelo Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP).
Fez conferências em Pequim, Belgrado e na Academia de Ciências da União Soviética
Foi conferencista visitante da Universidade de Paris. Nos anos de 1972 e 1973;
"Visiting fellow" da Yale University e professor visitante da Wesleyan University.
Radicou-se nos Estados Unidos em 1996 onde passou a lecionar na Universidade do Sul da Califórnia.
Jornalista, colaborou em O Imparcial, da Bahia, O Diário, de Belo Horizonte, e Última Hora, O Jornal e Diário de Notícias, do Rio de Janeiro.
A Universidade de Toronto publicou em 1981 a edição inglesa de sua mais recente obra "A nova ciência das Organizações, uma reconceituação da riqueza das nações".
Foi assessor de Getúlio Vargas em seu 2o governo e diretor do ISEB; defendeu o monopólio estatal do petróleo, a nacionalização da indústria farmacêutica e dos depósitos bancários. Para promover a reforma agrária,
Defendia o pagamento das desapropriações em títulos da dívida pública, e a reforma eleitoral (voto para os analfabetos e soldados e elegibilidade de todos os eleitores), bancária e administrativa.
Secretário do Grupo Executivo de Amparo à Pequena e Média Indústrias do BNDE, assessor da Secretaria de Educação da Bahia, técnico de administração do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) e do Departamento Nacional da Criança. Atuou também como delegado do Brasil junto à Organização das Nações Unidas.



*É um CV de dar inveja! Por que será a radicalização de mudar para os EUA?

*Encontrada mais uma foto de negro 'clareada'. A que está com o nome dele, é dos arquivos da FGV; a outra foi encontrada na net... repare no nariz e ao redor dos olhos, a orelha - e os cabelos!...Ah quanta diferença!
Fala sério! Vitiligo é da genética negra - mas ele não tinha,e nenhum holofote clareia pele negra desse jeito - Negro não desbota!...



http://pt.wikipedia.org/wiki/Alberto_Guerreiro_Ramos

Nenhum comentário: