quarta-feira, 30 de setembro de 2009

'Toque de Recolher'


Definição Wiki:

Toque de recolher (português brasileiro) ou recolher obrigatório (português europeu) é a proibição, decretada por um governo ou autoridade, de que pessoas permaneçam nas ruas após uma determinada hora.

O nome deriva essencialmente da prática européia de, durante guerras, após determinada hora (geralmente o início da noite), soar uma sirene para que a população deixasse as ruas em caso de bombardeio. Atualmente, o toque pode ou não ser literal, às vezes bastando que carros de patrulha percorram as ruas ordenando que os cidadãos voltem para suas casas e alertando os possíveis infratores.

***
Eu fico sempre com um 'pé atrás' quando boatos como esse começam a 'rodar' principalmente na mídia. Parece que há alguns saudosistas da Ditadura Militar, o que pode abrir um precendente extremamente perigoso em todos os sentidos.Por isso Suburbanos tomem muito cuidado em concordar com isso. O fato de apenas alguém sentir medo de sair à noite por conta da violencia - que pode ou não haver, NÃO significa que isso possa ser considerado como 'toque de recolher', que aliás é uma definição puramente militar. A Ditadura retirou direitos, matou pessoas, rompeu com todos os ítens dos direitos humanos. Pesquise a História, e as consequencias...

Nenhum comentário: